Arquitetura e Design: O verde como um complemento indispensável

Exemplo brilhante na utilização do verde em altura, as paredes brancas atualizam a linha do horizonte da capital cipriota, abrindo perspectivas inesperadas para o desejo do homem em interagir com a natureza.

As paredes brancas se elevam por 67 metros invadindo a característica horizontal das muralhas medievais e do fosso que cercam a parte antiga de Nicósia .
O edifício é constituído por 10 andares para uso residencial, 6 escritórios e 2 espaços comerciais.  A torre projetada por Jean Nouvel combina o carácter mediterrânico de uma estrutura de construção de desempenho significativa apelando para os princípios da sustentabilidade ambiental e possibilidades de renovação dos recursos naturais.

As fachadas, todas brancas e pontilhadas com pequenas aberturas distribuídas aparentemente de forma casual, constituem a principal contribuição em termos de energia. É nessa repetição de vazios que os elementos vegetais invadem e favorecem, especialmente durante o verão, quando as cargas térmicas são elevadas, embora, o resfriamento do edifício ofereça aptidão orgânica para a definição estética das quatro perspectivas de vida. A fachada sul é curvada em 80% por uma cortina vertical que, agindo de sol natural, sobe até a cume para incorporar, juntamente com a grande variedade de plantas Cipriotas, a variação sazonal de suas cores e de suas essências. Enquanto as oliveiras de 400 anos asseguram a extensão desta paisagem vertical ao longo do perímetro do edifício, criando um link com o parque urbano adjacente. Os apartamentos e os escritórios estão equipados com galerias, uma série de terraços em cascata e varandas maiores são projetados para conectar uma visão generosa da cidade e a paisagem circundante de cima. Para o leste e para o oeste, o aspecto mais impressionante das telas brancas é iluminado por uma composição em forma de pixel que a pontilhou com aberturas de matrizes aleatórias de 0,40m x 0,40mt, contribuindo para tornar a torre icônica especialmente na noite, quando é iluminado por dentro.

Developer: Nice Day Developments
Architectural Design: Ateliers Jean Nouvel
Advisor to Jean Nouvel: Emmanuel Blamont
Local Collaborating Architects: Takis Sophocleous Architects
Photo credits: Yiorgis Yerolymbos, courtesy of Nice Day Developments


Fonte: Il Foglio Del Mobile