Dica de Gestão: Capriche no pós-venda

O cliente entrou em contato. Você executou o serviço. Ele está satisfeito, com um sorriso no rosto. Parabéns! A sua estratégia de marketing foi eficiente. Mas o trabalho não termina aí!

É um erro gravíssimo pensar que o seu trabalho acaba quando a “mão na obra” está concluída. Sabemos que foi um grande esforço trazê-lo até aí, e que também foi um esforço fazê-lo contratar o seu serviço, mas agora o trabalho continua, e é com o ‘pós-venda’ que você vai garantir que o seu cliente voltará e, mais do que isso, indicará o seu trabalho para outras pessoas.

Um pós-venda impecável acaba se transformando em uma boa pré-venda em futuras oportunidades. Percebe a importância? Fazer um cliente satisfeito te contatar novamente no futuro é muito mais barato do que investir em publicidade para arrastar até você quem ainda nem te conhece.

Além disso, o poder da indicação de um consumidor satisfeito é altíssimo. Estima-se que 7 em cada 10 pessoas preferem contratar serviços a partir da indicação de amigos. Esse nível de influência se estende, em diferentes patamares, a diversos outros setores e pessoas, especialmente agora que temos a internet e as mídias sociais para espalhar a informação tão facilmente.

Pense sempre em antecipar a satisfação do seu cliente, ou seja, procure ele após um período de tempo (uma semana, um mês ou três meses, dependendo do tipo de serviço que você oferece) para saber se ele está satisfeito com o resultado, se está tudo funcionando bem e se existe algo a mais que você possa fazer por ele.

Ofereça vantagens para as pessoas que já contrataram uma ou várias vezes em sua empresa, como benefícios exclusivos, descontos ou mesmo informações simples que podem ser recebidas com muita surpresa. Você precisa estar na mente do seu consumidor, e de forma positiva, para ele poder sempre voltar a você quando precisar e, além disso, atuar como “vendedor indireto”, indicando você para os amigos.

Fonte: Guia Empreendedor