Profissionais Club Design apresentam Palácio da Bolsa Oficial de Café

O Palácio da Bolsa Oficial do Café é um museu localizado na rua XV de Novembro, no centro histórico do município de Santos.

A construção do Palácio, de estilo eclético é considerada a mais importante obra do período, tendo sido a primeira edificação do estilo a ser tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), em 2009. Com cúpulas de cobre, grandes esculturas, vitrais, mármores, o trabalho de artífices estrangeiros e obras de arte construíram o discurso que relacionava a elite cafeeira aos primeiros bandeirantes enquanto construtores pioneiros de uma nação capitaneada por São Paulo.

Os painéis e o vitral de Benedito Calixto, na portentosa sala do pregão, tem importância fundamental na tradução visual deste discurso: no tríptico, o pintor imagina a cena de leitura do foral da Vila de Santos por Braz Cubas; nos painéis laterais, a representação da Vila de Santos em 1822 em comparação à cidade em 1922; e, finalmente, o vitral que cria – com bandeirantes, a agricultura, o porto, e o café – uma mitologia da nação.

Todo esse complexo e denso conjunto de informações, aliados a diversos símbolos maçons – como a estrela de seis pontas no chão do pregão, a organização do cadeiral e as colunas – passam uma clara mensagem da força da presença do café na riqueza do Brasil.

*Confira o que os profissionais Club Design dizem sobre o Palácio da Bolsa Oficial de Café na AT Revista, edição 03 de setembro.