As redes sociais são boas ferramentas para alimentar potenciais clientes com conteúdos que os ajudem a tomar uma decisão. Considerando que o ciclo de compra para serviços de arquitetos e designers é, em geral, longo, as redes sociais permitem estar em constante contato com o público. Criar desejo no seu possível cliente e atrair atenção para o seu nome é algo mais do que necessário em tempos de grande competitividade. O primeiro passo é escolher os canais mais adequados para sua empresa. Outro ponto a ser observado é qual é a capacidade de sua empresa gerar conteúdo para cada canal. É preferível estar presente em uma ou duas redes e trabalhá-las frequentemente do que estar presente em todas com posts esporádicos. Consistência é chave do sucesso. As redes mais utilizadas por arquitetos são: Facebook, Instagram e Pinterest. Facebook A maior rede social do planeta, com mais 1,79 b. de usuários, é também a maior do Brasil, com mais de 100 milhões de usuários ativos. O Facebook é também a rede mais completa em termos de conteúdo, permitindo subir textos, vídeos, fotos e GIFs (aquelas imagens animadas). Porém são os vídeos que têm ganhado maior atenção da rede e de seus usuários. Os vídeos apresentam maior engajamento, especialmente as transmissões ao vivo – e para fazer uma você só precisa de um celular. Instagram O Instagram tem se sofisticado desde seu lançamento e ganhado novas funcionalidades, como a que permite a transmissão ao vivo. Além disso, há uma ferramenta chama Stories, com conteúdos que somem 24hs depois de serem publicados – fotos e vídeos. Se você já possui uma empresa consolidada no Instagram, é hora de explorar todas as novas funcionalidades oferecidas pelo app. Belas fotos dos ambientes projetados e também bastidores da execução são mais do que necessárias. Mostrar como tudo funciona pode aguçar a curiosidade do público e ajudar a construir credibilidade. O Instagram também funciona como ferramenta aspiracional – ou seja, pode fazer com que potenciais clientes despertem para o desejo de fazer um projeto. Pinterest Mais uma rede social baseada especialmente em fotos. Mas como o Pinterest se diferencia das demais? Ele é muito utilizado para buscar e guardar referências em paineis (também chamados de pastas). Numa simples busca por ambientes inspiradores, seu estúdio se destaca mostrando tudo o que é capaz de fazer. Além disso, o Pinterest também funciona para gerar tráfego para o site, diferentemente do Instagram, que não permite links. Fonte: Burnell]]>
Dica de Gestão: Principais redes sociais para arquitetos e designers
post anterior