Muitas vezes, diretores de empresas de arquitetura são pegos tentando manter seus escritórios progredindo e acabam tratando o marketing como um luxo que será possível pagar quando alcançarem estabilidade – esquecendo o verdadeiro papel do marketing como catalisador de crescimento. Arquitetos precisam, ou deveriam, usar o marketing em suas empresas desde o início e tratá-lo com a mesma dedicação que tratam suas plantas baixas, cortes e modelos 3D de seus projetos. Marketing é uma disciplina complexa, mas seus fundamentos podem ser destrinchados em alguns conceitos simples. Contanto que você mantenha isso em mente em todos os momentos, seus esforços de marketing serão mais bem sucedidos e fáceis de analisar e ajustar. Você precisa ser capaz de responder a essas três perguntas relativamente fáceis e comunicá-las de forma eficaz para o seu público: Quem é você? A fim de definir o seu lugar na indústria e seu público-alvo, é necessário determinar quem você é e o que você faz. Frases vagas sobre serviços de qualidade, multidisciplinaridade e “design de ponta” na sua página “Sobre Nós” não oferecerá nenhuma informação útil sobre o que sua empresa realmente faz. O que você representa? Como esta visão é refletida em sua cultura organizacional, no design, e nos tipos de projetos que assume? Que problemas você resolve? Responder isso exige que você formule uma proposta de valor. A proposta de valor explica como seu serviço pode ajudar a resolver o problema do seu cliente e deve ser formulada de uma forma clara e concisa, mostrando resultados concretos quando possível. Mesmo que você ofereça um grande valor, se você falhar em comunicá-lo, a sua empresa não vai atrair novos clientes. Qual é o seu diferencial? Ser capaz de se diferenciar da sua concorrência é uma vantagem enorme. Isto não é fácil, mas você deve se esforçar. Isso pode ser conseguido simplesmente ao oferecer serviços de uma forma confiável, mais organizada e orientada para o cliente, ou através da criação de um serviço único. Quando você puder responder a essas três perguntas, suas ações de marketing serão filtrados, basicamente, em um processo de quatro etapas:
- Atrair potenciais clientes
- Converter visitantes em clientes potenciais
- Fechar negócios
- Cultivar relacionamentos